top of page

Trilogia Fundação - Isaac Asimov

“O Império irá desaparecer e todo o bem que ele fez, também. Seu conhecimento acumulado entrará em decomposição e a ordem que impôs desaparecerá. Guerras interestelares serão intermináveis; o comércio interestelar entrará em declínio; a população declinará; mundos perderão o contato com o principal corpo da Galáxia – e assim as coisas permanecerão. [...] O Império, cavelheiros, como acabou de ser dito, existe há doze mil anos. As eras de trevas que virão durarão não doze, mas trinta mil anos.”
 

Eis um dos maiores épicos da ficção científica de todos os tempos! Imprescindível para todos os escritores desse gênero e imprescindível a todos os leitores... bem todos os leitores!

 

A obra prima do mestre Isaac Asimov, foi considerada a melhor série de ficção científica na década de 1960 e não é a toa, meus caros! Imaginem uma trilogia que perpassa um milênio da história humana no futuro, em um ambiente interplanetário, recheado de intrigas políticas, conflitos, tramas inteligentes, sátiras científicas e religiosas, personagens cativantes e reviravoltas surpreendentes!

 

Quando Hari Seldon, um cientista, consegue professar a ruína da humanidade, afirmando que esta irá cair em desordem e retornar ao seu aspecto mais primitivo em um período de trevas que durará TRINTA MIL ANOS (WOOOOW!!! Isso em um Império Galáctico, envolvendo vários mundos!), apenas o plano deste cientista poderá amenizar as perdas e ruínas, diminuindo esse período a “somente” mil anos!

 

E assim se passa a história, em constantes mudanças de personagens no decorrer de séculos, buscando seguir e entender o plano Seldon a fim de auxiliar a humanidade a se reerguer ao mesmo tempo em que os conflitos e guerras interplanetárias buscam levar imperadores ao poder absoluto!

 

Eletrizante, brilhante e excepcional! A dica literária de hoje é para essa Trilogia que merece todo o reconhecimento que recebeu! 

 

Lembrando-se que a Trilogia “original” é Livro 1 – Fundação, Livro 2 – Fundação e Império, Livro 3 – Segunda Fundação, podendo ser lida nesta ordem. Contudo, sequências derivadas da série original, spin offs, também foram escritas por Asimov, apesar de não serem essenciais para compreender a obra (“Prelúdio à Fundação”, “Crônicas da Fundação”, “Limites da Fundação” e “Fundação e Terra”).

 

E ficamos por aqui, colegas escritores e leitores! 

 

Não deixem de comentar abaixo o que acharam dessa dica, se já leram a obra, quais as expectativas e opiniões!

 

Hasta la vista, muchachos e muchachas!
 

bottom of page