LUCAS NANGI
ECOS LITERÁRIOS DO FIM DO MUNDO
Como Escrever Diálogos - Silvia Adela Kohan
“[...] escrever diálogos é entrar em contato com o que há de mais genuíno no ser humano. No entanto, devemos tomar cuidado. Se fizermos seres falarem, suas palavras deverão ter sentido e equilíbrio para que sejam ouvidas adequadamente. Apresentar um personagem falando de determinada forma faz o leitor imaginar um modo de existir concreto. Se o autor for bastante habilidoso, nem precisará utilizar descrições físicas ou explicar o modo de pensar de seus personagens. O diálogo, como parte da trama do conto ou do romance, será suficientemente revelador.
[...] a conclusão é a seguinte: o personagem fala e, por isso, existe.”
E mais um livro de grande valia aos Escritores, sejam iniciantes ou não! A obra “Como escrever diálogos – A arte de desenvolver o diálogo no romance e no conto” já resume no próprio título para que veio, sendo um livro de poucas páginas, porém de farto e enriquecedor conteúdo.
Dividido em 9 capítulos, Silvia Adela Kohan consegue destrinchar os melindres do diálogo na narrativa, demonstrando sua importância para o aprofundamento das obras e para a aproximação dos personagens para com os leitores.
Definindo o que é diálogo, demonstra suas características, espécies de discursos, como são representados nos textos, as formas com que devem ser construídos a fim de facilitar o entendimento do Fiel Leitor e a formação da personalidade dos personagens.
Gírias e modismos, diferenças entre narrador e diálogo, dentre outros tópicos, são descritos em 90 páginas pela autora a qual produziu um manual que proporciona aos Escritores um grande salva-vidas no que concerne à escrita de falas, mecanismo o qual tenho visto muitos autores declarando terem dificuldades.
Para deixar o cheirinho do conteúdo, cito aqui algumas dicas dadas pela autora no decorrer da obra para que seja possível escrever diálogos bem estruturados:
− “Definir a intenção do relato”;
− “Fazer fichas completas dos personagens: sabendo quem são eles, saberemos como falam” (dica dada em IV – Sobre Personagens neste mesmo blog!);
− “Dosar a informação: não acumular informações importantes na forma de um inventário, de modo explicativo e direto, mas diluí-las ao longo dos diversos discursos”;
− “O diálogo deve ser real para nós e verossímil para o leitor”;
− “Tentar mostrar as emoções que assaltam o falante, e não simplesmente mencioná-las”.
Dentre diversas outras dicas, esse livro dedicado a Escritores que almejam o sucesso (e que pode ser lido numa sentada só!) é fácil de ser encontrado nas livrarias e delicioso de ler. Uma aprendizagem mais do que necessária aos que escolheram a carreira literária e, por isso, está nos posts de Indicações de Leituras do blog!
E você? Já leu, releu ou “desleu” este livro? Deixe seu comentário abaixo falando do que achou, se está com vontade de lê-lo, se há dificuldades em criar diálogos, se possui outras referências para a criação de falas na narrativa! Comunique-se e participe deste blog, sua presença é sempre bem vinda!
Adios, muchachos!!!