top of page

A JORNADA DO ESCRITOR - CHRISTOPHER VOGLER

“A Jornada do Herói não é uma invenção, mas uma observação. É o reconhecimento de um belo modelo, um com princípios que regem a conduta da vida e do mundo das narrativas, da mesma forma que a física e a química governam o mundo físico. É difícil evitar a sensação de que a Jornada do Herói existe em algum lugar, de alguma forma, como uma realidade eterna, uma forma ideal platônica, um modelo divino. A partir desse modelo, versões infinitas e extremamente variadas podem ser produzidas, cada qual reverberando o espírito essencial da forma.” (Christopher Vogler)

 

E, para começar esse post, nada mais justo do que indicar esse livro de imprescindível leitura e estudo a todos que almejam a vida e carreira de Escritor!

 

“A Jornada do Escritor”, escrito por Christopher Vogler, é uma obra fenomenal e inspiradora a todos aqueles que buscam se encontrar no meio literário, invocando não apenas uma estrutura narrativa clássica e poderosa, mas, também, um guia fundamental para todos aqueles que se veem perdidos na criação de suas histórias.

 

Não é de hoje que vejo muito preconceito contra essa obra, principalmente por parte daqueles que nunca a leram, apenas viram o famoso gráfico da “Jornada do Herói” e a tomam como um clichê que engessa a escrita (sic’s eteeeernos, meus caros mancebos!).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gráficos e explicações resumidas são apenas isso: resumos. Por mais bem explicado que sejam, nada substitui a obra em si, seus conceitos aprofundados, seus exemplos marcantes e históricos e toda a capacidade de inspirar Escritores na eterna jornada em busca da glória!

 

Muito além do que um mero clichê, a Jornada do Escritor é um guia que permite não apenas alavancar a obra dos Escritores, mas ajudá-los a envolverem Leitores Fiéis às suas obras!

 

Não se trata de uma fórmula mágica de criação de livros, mas sim uma forma de se ver a criação que, aliada à noção intuitiva e à inspiração do autor, permite estruturar sua obra em uma história recheada de aventuras, reviravoltas, tensões e diversos outros atrativos aos Leitores!

 

Outro tópico que pode ser interessante aos jovens e experientes Escritores que tanto sofrem com o demônio do Bloqueio Criativo: a Jornada é uma fonte de inspiração, seja na criação de cenas, personagens, cenários e conflitos! Uma obra que possibilita infinitas possibilidades de histórias, fazendo ecoarem as Vozes em vossos geniosos cérebros literatos!

 

Ainda não satisfeito? Vou te contar um segredinho nada secreto: é possível ler A Jornada do Escritor, tomar como base alguns de seus elementos, mas... não precisa seguir tudo! Aháááá!! A típica falácia de que a Jornada engessa o Escritor é, nada mais, do que uma falácia! A estrutura é, como já disse, um guia, e um dos mais importantes da história, além de ser um ótimo suporte aos criadores de histórias!

 

Por isso, digo a todos que não leram: deem uma chance à Jornada do Escritor. Uma obra que super recomendo e, mesmo que vocês, caríssimos Escritores, não desejam seguir essa estrutura, não percam a oportunidade de ouro de conhecer a fundo esse livro.

Gostou do post? Já leu esse livro, tem vontade, odeia ou deseja “deslê-lo”? Então deixe seu comentário abaixo! Diga-me o que achou, como todo blogueiro (ainda mais um novato como esse mancebo que vos fala), comentários e críticas são sempre bem vindas!

bottom of page