top of page

O Senhor dos Anéis -

John Ronald Reuel Tolkien

“Um anel para a todos governar.
Um anel para encontrá-los
Um anel para a todos trazer
E na escuridão aprisioná-los.
Nas Terras de Mordor
Onde as Sombras se deitam.”

Desnecessário apresentar essa magnífica e épica obra de fantasia, um pilar de inspiração e criatividade para todas as outras histórias fantásticas que vieram posteriormente. 

 

Escrito no decorrer de 12 anos, por um renomado escritor, filólogo, professor universitário e conhecido como o “pai da literatura fantástica”, a saga do Um Anel é um clássico que jamais perderá sua força no âmbito literário. 

 

Como diria a frase marcante do jornal “The Sunday Times”: “O mundo está dividido entre os que leram O Senhor dos Anéis e os que ainda não leram”.

 

Por essas e outras, esse clássico está no topo da lista de Indicações de Leituras do Ecos Literários! Uma obra que combina mitologia, criação de línguas, perfeccionismo, nomes fantásticos, poemas sublimes e canções épicas! 

 

Um mundo criado de maneira a você, criativo e jovem Leitor, assombrar-se e falar: “Sim! É possível que isso tenha existido!”, além de inúmeras outras qualidades, merece todo o destaque e emoção que conseguiu ganhar por mérito próprio no decorrer das décadas de sua existência.

 

Dividido em 3 volumes e 6 livros (cada volume contendo 2 livros, ou “partes”), a jornada de Frodo e da Sociedade do Anel pela Terra Média, habitada por diversas raças como elfos, anões e orcs, ilustra uma aventura complexa e rica, recheada por magias, batalhas, sacrifícios, heróis e memoráveis personagens.

 

Confesso que quando li pela primeira vez — ganhei o volume único em meu aniversário de 12 anos, logo após ver “Sociedade do Anel” no cinema, em 2002  — demorei 4 meses para ler tudo. Nessa idade a complicada linguagem e excesso de informações me fez demorar na leitura, o que está longe de anular o fascínio e paixão que senti pela saga!

 

Anos depois, após perder o volume único em um infeliz acidente, adquiri os 3 volumes do livro e me assombrei com a facilidade que tive ao conseguir uma leitura mais fluída e deliciosa! É impressionante como, não importa quantos livros eu leia, ao tomar em mãos a saga de Tolkien e reler (faço isso TODO ano), ainda digo: “Éh, campeão... não achei nada que te superasse” (sim, estou falando com os livros, é hora de tomar meu remédio... Pronto, retomando!)

 

Claro, tudo se baseia em minha opinião, porém acho mais do que justo aos Escritores, especialmente aos de Fantasia, participarem da jornada de O Senhor dos Anéis, uma obra prima que faz transbordar emoções e cativa o Leitor do começo ao fim.

 

Quer mais? A leitura desse épico é como um sopro de inspiração aos Escritores que buscam fascinar e atrair uma legião de Leitores, não apenas no que diz respeito à narração, mas à criação de personagens, criação de línguas, raças, mundos e batalhas!

 

Se você faz parte dos que ainda não leram O Senhor dos Anéis, está na hora de se apaixonar pela obra! Mais uma super recomendação do Ecos Literários do Fim do Mundo!

 

Gostou do post? Deseja reler, desler, botar fogo ou apenas sorrir com minha simpatia de blogueiro novato? Então deixe seu comentário logo abaixo! Diga-me o que achou da obra, se deseja lê-la, quais seus personagens preferidos, cenas mais épicas e o que mais quiser!

 

Um até logo e boa aventura! 
 

bottom of page